terça-feira, 9 de outubro de 2012

Outubro rosa

O Outubro Rosa, iniciativa criada nos Estados Unidos há cerca de 10 anos com a intenção de alertar sobre os riscos e a necessidade de prevenção do câncer de mama. Esta campanha é coordenada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à saúde da Mama (Femama). 

Em Salvador as esculturas "As meninas do Brasil", popularmente conhecida como as “Gordinhas de Ondina”, o Elevador Lacerda e o Cristo da Barra foram coloridos de rosa em homenagem à campanha.


Durante todo o mês serão promovidas atividades por todo o país, a principal ação será a realização de mamografias gratuitamente. O atendimento é feito com horário marcado. Para tanto, a paciente deverá possuir solicitação prévia do procedimento expedida pela rede pública.

As mulheres que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas para tratamento em unidades do SUS. A expectativa é de que 2 mil exames sejam realizados no período. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos. O número anual de ocorrências no país é estimado em cerca de 49 mil e, embora menos comum, homens também podem ser atingidos.  

Ainda segundo o INCA, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, e um dos prováveis motivos é o diagnóstico tardio. Na população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

O objetivo da W.ESTHÉTIQUE é incentivar o cuidado com a saúde, para isto o mais importante é a prevenção! Lembre aos seus amigos e familiares, estimule o auto-exame.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...